Folclore E também Lendas Capixabas

Um ofício com mais de 4 séculos, que vem mostrando de pai pra fruto, ou melhor, de mãe pra filha, as Paneleiras de Goiabeiras – ES fazem secção da cultura capixaba e pátrio. Se você quiser comprar uma panela de barro para preparar seus pratos, exija selo de autenticidade das Paneleiras de Goiabeiras. Panela de Barro: Deixa crioulo / Deixa sambar / Panela de Barro / Acabou de chegar. Daí surgiram as bailarinas, que fazem bastante sucesso nas feiras de que participo”, explica Giovanna, que também gera uma traço de utilitários, como porta-guardanapos e também outros objetos mais voltados para lar, unindo conchas a materiais diversos, como palha, sisal, etc.

Por meio da fundição de conchas com alumínio, aço e palha, ela desenvolve peças de configuração moderno, hoje em dia exportadas até para os Estados Unidos. Abundantes historiadores e também especialistas em gastronomia nem consideram moqueca capixaba feita em outra panela a não ser a de barro. A panela de barro é suporte indispensável para preparo da moqueca e também da torta capixabas, pratos típicos da culinária capixaba.

Ofício envolve toda a família onde mais sólido estaca para varão, barro e também queima e a arte de modelagem e também venda é 90% feminina. Está pronta para usar.A panela de barro é sem questionamento uma das mais grandes expressões da cultura popular do Anjo Santo. Outro fato é que a panela de barro mantém uma relação fundamental com a culinária do Anjo Santo, por fim não existe moqueca” nem torta” Capixaba, ícones da culinária local, sem panela de barro de Goiabeiras.

frutos do mar

É graças às paneleiras de Goiabeiras que a panela de barro firmou-se como um dos símbolos da cultura popular capixaba. Débora aponta três formas a fim de que um artesanato se destaque: sendo ecologicamente correto, ou seja, produzido a partir de material reciclado e também sem produzir resíduo na fabricação; sendo economicamente viável, tanto para quem está vendendo como para quem está comprando; e também sendo socialmente justo.

Os frutos do mar estão presentes nos principais ícones da gastronomia típica da cidade de Vitória: A moqueca e também a torta capixaba. Aprimoramento da panela é feito com seixos rolados (pedras de rio), casca de coco, facas e também estiletes. Graças à participação em feiras e também exposições, no Brasil e também no exterior, os produtos de Valdete Reis ficaram conhecidos, que consentiu à artesã capixaba cimentar parceria com a loja Tok&Stok, que revende seu artesanato em todo território nacional.

Uma boa opção também é focar no artesanato infantil,tenho um blog que foca em como fazer tiaras para bebe e você pode saber mais acessando o site e clicando no video abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *